|
Estudos
1 2 3

Às futuras gerações de filólogos, à procura das fontes que inspiraram o maior poeta português desde Camões, recomendamos uma pesquisa na biblioteca de Fernando Pessoa (in Diário de Notícias , 18 de Janeiro de 1962, p. 7).

Foi com este apelo que Georg Rudolf Lind abriu o primeiro estudo inteiramente baseado na biblioteca particular de Pessoa – desse acervo bibliográfico que desde Novembro de 1993 se encontra albergado na Casa Fernando Pessoa em Lisboa.

Damos início à secção «Estudos» desta «Biblioteca Digital» com uma transcrição completa deste breve artigo pioneiro de Lind bem como com a primeira comunicação sobre a relevância enquanto à investigação na biblioteca de Pessoa, proferida por Yvette Centeno durante o Iº Congresso Internacional de Estudos Pessoanos, realizado no Porto em 1978.

É com o mesmo espírito de empreendimento e inovação que este espaço virtual continuará a servir para a divulgação dos trabalhos mais relevantes ligados à biblioteca de Pessoa. Convidamos, assim, todos os investigadores que já tenham publicado estudos sobre este assunto a enviá-los e, como tal, a divulgá-los neste contexto.