Português
English

09-06-15
Categoria: Destaques


PROGRAMA ANIVERSÁRIO PESSOA

UM BRINDE A FERNANDO PESSOA

 

Nos dias 12 e 13 de Junho, a Casa Fernando Pessoa celebra o aniversário de Fernando Pessoa, no espaço da CFP e na Feira do Livro de Lisboa.

 

O brinde ao aniversário de Fernando Pessoa começa dia 12, sexta, às 17h00 com o lançamento de O Meu Tio Fernando Pessoa (uma edição Centro Atlântico), uma antologia de textos de Pessoa para a infância aqui reunidos pela sobrinha Manuela Nogueira.

 

 

No dia 13, sábado, o programa alarga-se entre a CFP e a Feira do Livro, começando às 15h20, exactamente:

 

Em 1888, às 15h20 do dia 13 de Junho, Fernando Pessoa nascia no Largo de São Carlos. Em 2015, a essa mesma hora começa na CFP Pessoa grande às mais pequenas, recital de escritos pessoanos para crianças. "Minha alma é uma orquestra oculta”, escreveu mais tarde Pessoa na voz de Bernardo Soares. “Não sei que instrumentos tange e range, cordas e harpas, tímbales e tambores, dentro de mim. Só me conheço como sinfonia."

 

Neste recital, que integra o ciclo Sem Casas Não Haveria Ruas (ciclo regular de leituras e contos que cruza a CFP, a Fundação José Saramago e a BOCA), Ana Sofia Paiva, Otto Pereira e Raquel Reis propõem-se encontrar a Sinfonia de Pessoa, as cordas e os tambores da sua relação com a infância, do seu propósito neste mundo, da sua complexa identidade. Sábado da 13 de Junho, às 15h20.

 

Às 17h, uma visita guiada especial à Casa Fernando Pessoa continua o brinde. Regularmente a CFP tem disponíveis visitas guiadas em português e em inglês. Esta visita especial, fora do horário regular, será em português e tem desconto de 50% face ao preçário habitual.

 

 

Na Feira do Livro, a celebração faz-se em torno de Orpheu com a oficina Descalçar Botas d’Elástico, para crianças e famílias, e o regresso de Café Orpheu:

 

Na oficina Descalçar Botas d’Elástico, a proposta é a de construir uma revista modernista. Há cinquenta anos, Almada Negreiros fez uma maquete de livro sobre “os dias de Orpheu” em que criticava aqueles que resistiam às ideias de modernidade, chamando-lhes “botas d’elástico”.  Em Descalçar Botas d’Elástico a pergunta de partida é: afinal, de que precisa uma revista para ser uma revista? Sábado, dia 13, às 18h00, no espaço das BLX – Feira do Livro de Lisboa.

 

Café Orpheu – Segundo Turno retoma os participantes e textos que em Março, no início das comemorações dos 100 anos de Orpheu, entraram nos cafés, lugares de encontros casuais ou rituais, solenes ou informais. Agora, o Café Orpheu é montado na Feira do Livro de Lisboa, em dia de aniversário. Na viagem do Chiado para o Parque Eduardo VII, os artistas do Café Orpheu deram a volta aos textos, afinaram pontas e fizeram outras escolhas. Orpheu continua na rua. Com Andresa Soares, Filipe Pinto, Lígia Soares e Miguel Castro Caldas, Sara Graça e Tiago Martins (3/Quartos), Os Possessos e Sílvia Real, Sérgio Pelágio, Mariana Ramos e Bruno Canas. Sábado, dia 13 de Junho, às 18h00 e às 21h00, no palco da Praça Amarela – Feira do Livro de Lisboa.

 

Em dia de aniversário,  o presente é para quem visita a CFP: além do desconto de 50% em todas as entradas a nossa loja-livraria tem também vários descontos especiais.

 

Todos os detalhes de programação no calendário ao lado.

Vemo-nos por cá, até breve.

 








<- Voltar a : Programação