Português
English

19-10-15
Categoria: Destaques


ORPHEU ACABOU.

PROGRAMA DE ENCERRAMENTO, SÁBADO, DIA 24 DE OUTUBRO



A Casa Fernando Pessoa encerra o seu programa de celebrações da Orpheu, a revista que convocou cumplicidades estéticas, literárias e artísticas e que trouxe o escândalo e o escárnio aos circuitos literários da Lisboa de 1915.

Pessoa, Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Santa-Rita Pintor, Amadeo de Souza-Cardoso e os outros também de Orpheu menos falados, conhecidos ou lidos, concentraram a atenção da programação da CFP nos últimos meses, com um conjunto de iniciativas que pretenderam recuperar sinais do ritmo e do espírito desse cruzado encontro artístico do século passado.

Sábado, dia 24 de Outubro, no mês da Orpheu 3, fechamos um ciclo. Manter-se-á, porém e ainda assim, o eco de Orpheu: “Quanto ao mais, nada mais. Cá estamos sempre. Orpheu acabou. Orpheu continua”.


PROGRAMA DETALHADO


17H00: MESA-REDONDA "ORPHEU 3: PROJECTO ADIADO"

Com Arnaldo Saraiva, Ana Rita Palmeirim, Gustavo Rubim, Marta Soares e Sílvia Laureano Costa (moderação). 
 
 
18H30: INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO NÓS, OS DE ORPHEU
 
A exposição Nós, os de Orpheu foi criada a partir das vozes da geração Orpheu e pensada para, no aniversário da revista extinta e inextinguível, fazer viajar Orpheu nos circuitos internacional (na rede do Camões I.P.) e nacional (nas escolas e bibliotecas).
 
A fechar as celebrações deste centenário, a exposição traz assim e também “os de Orpheu” aos diferentes espaços da CFP.


19H00: LANÇAMENTO DE NÓS, OS DE ORPHEU (LIVRO E CD)
 
Um prolongamento da exposição itinerante Nós, os de Orpheu e uma antologia de textos órficos compõem o livro que aqui se apresenta em edição bilingue (português e inglês) e que se faz acompanhar por dois CDs com as interpretações dos textos escolhidos. A edição é da BOCA.
 


Todos os detalhes no calendário ao lado.
Vemo-nos por cá, até breve.

 








<- Voltar a : Programação