Português
English
 Casa Fernando Pessoa 
|
  Fernando Pessoa 
|
  Biblioteca 
|
  Visitas e Serviço Educativo 
|
  Programação

 IMAGEM FACHADA

 

A casa onde Fernando Pessoa morou nos últimos 15 anos da sua vida (1920-35), em Campo de Ourique, carismático bairro lisboeta, é hoje uma activa casa de cultura, onde se pode visitar o quarto do poeta, com a cómoda original sobre a qual, no chamado “dia triunfal”, Pessoa deu voz aos seus principais heterónimos.

 

Objectos pessoais como a máquina de escrever, os óculos e blocos de apontamentos, entre outros, complementam o acervo da Casa Fernando Pessoa que alberga uma sala multimédia – o Sonhatório – e ainda a preciosa biblioteca particular do autor, digitalizada e disponível para consulta online.

 

Neste universo polivalente realizam-se colóquios, espectáculos, debates e conferências sobre literatura, exposições e oficinas para o público infantil. Tem também serviço de visitas guiadas por marcação e uma biblioteca, especializada em poesia e em Fernando Pessoa, de livre acesso.

 

A Casa Fernando Pessoa dispõe igualmente de um restaurante, o Flagrante Delitro (flagrantedelitro18@gmail.com / 21 395 07 04), cujo funcionamento se estende, de segunda a sábado, à hora do jantar.

 

Inaugurada em 1993, a Casa Fernando Pessoa foi concebida pela Câmara Municipal de Lisboa. Hoje é gerida pela EGEAC, EM.